CORRENTES PARASITAS (EDDY CURRENT)

O Ensaio por Correntes Parasitas ou Eddy Current baseia-se na Lei de Indução de Faraday, onde o campo magnético, gerado por uma bobina quando alimentada por uma corrente elétrica alternada, induz, na peça a ser ensaiada, correntes elétricas, também denominadas correntes parasitas. Quando existe uma descontinuidade no material onde estão as correntes parasitas, a circulação é afetada, desbalanceando o sistema e possibilitando sua detecção e dimensionamento.

ULTRASSOM (US)

Também chamado de ultrassonografia e ecografia, o ultrassom é um exame de imagem realizado por um transdutor, aquele aparelhinho que o médico encosta na pele da pessoa e que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano. Com base nessa avaliação, imagens são formadas e investigadas por um médico.

PARTÍCULAS MAGNÉTICAS (PM)

É um produto desenvolvido a partir do pó de ferro ou óxido de ferro, com a propriedade de ser visível ou fluorescente, em pó seco ou diluído em soluções preparadas, utilizado para a detecção de descontinuidades superficiais ou subsuperficiais em materiais ferromagnéticos, elaborado para ser utilizado na realização da Inspeção por Partículas Magnéticas

LÍQUIDOS PENETRANTES (LP)

O ensaio por líquido penetrante (LP) é utilizado para detectar descontinuidades superficiais e que sejam abertas, tais como: Trincas, poros, dobras, etc…, podendo ser aplicado em todos os materiais sólidos e que não sejam porosos ou com superfície muito grosseira.

ENSAIO VISUAL (EV)

O Ensaio Visual é o ensaio executado por uma série de inspeções visuais sobre as superfícies dos objetos avaliados. Dessas inspeções visuais é gerado um laudo sobre a aparência da superfície, formatos, dimensões e descontinuidades grosseiras sobre as mesmas.